Exercícios sobre conceitos básicos de ecologia

(UFPE) Ao dizer onde uma espécie pode ser encontrada e o que faz no lugar onde vive, estamos informando respectivamente,

a)      Nicho ecológico e habitat.

b)      Habitat e nicho ecológico.

c)       Habitat e biótopo.

d)      Nicho ecológico e ecossistema.

e)      Habitat e ecossistema.

(Fuvest-SP) O cogumelo shitake é cultivado em troncos, onde suas hifas nutrem-se das moléculas orgânicas componentes da madeira. Uma pessoa, ao comer cogumelo shitake, está se comportando como:

b)      Consumidor primário.

c)       Consumidor secundário.

d)      Consumidor terciário.

(PUC-Campinas) Uma grande área de vegetação foi devastada e esse fato provocou a emigração de diversas espécies de consumidores primários para uma comunidade vizinha em equilíbrio. Espera-se que, nesta comunidade, em um primeiro momento:

a)      Aumente o número de consumidores secundários e diminua a competição entre os herbívoros.

b)      Aumente o número de produtores e diminua a competição entre os carnívoros.

c)       Aumente o número de herbívoros e aumente a competição entre os carnívoros.

d)      Diminua o número de produtores e não se alterem as populações de consumidores.

e)      Diminua o número de produtores e aumente a competição entre os herbívoros.

Marque a alternativa INCORRETA:

a)      O conjunto de todos os organismos de um ecossistema com o mesmo tipo de nutrição constitui um nível trófico ou alimentar.

b)      O conjunto de florestas, campos, desertos e outros grandes ecossistemas forma a biosfera: conjunto de regiões do planeta em condições de sustentar a vida de forma permanente.

c)       Os ecossistemas são unidades funcionais onde os componentes bióticos e abióticos se interagem e estão inseparavelmente relacionados.

d)      Os seres heterótrofos são em sua maioria organismos que produzem o próprio alimento, dependendo dessa forma de outros seres vivos para manterem-se vivos.

e)      Populações que habitam a mesma área mantém entre si várias relações e formam um novo nível de organização chamado de comunidade, biocenose, biota ou comunidade biótica.

Observe o esquema abaixo que mostra os componentes de um ambiente onde vivem sapos e depois marque a alternativa que contém os números de componentes bióticos e abióticos, respectivamente.

Marque a alternativa que contenha os organismos indispensáveis para manter um ecossistema:

a)      Carnívoros e herbívoros.

Ler matéria completa