Diferença entre água poluída e água contaminada

Ao chegarmos a um rio sujo, por exemplo, ouvimos muitas pessoas dizendo que não devemos tomar banho naquela área porque o local está poluído. Entretanto, nem todas as áreas poluídas possuem organismos patogênicos.

Chamamos de aquela que possui modificações em suas características físicas e químicas. Ao vermos uma água com coloração ou odor diferente, sabemos que ela está poluída. Entretanto, a coloração e o cheiro ruim podem ser provocados por substâncias que não provocam doenças no ser humano.

Quando a água possui organismos causadores de doença ou substâncias que podem trazer problemas de saúde, dizemos que ela está contaminada. Sendo assim, podemos concluir que

A água contaminada provoca diversas doenças, tais como hepatite, , , gastroenterite e A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que aproximadamente 80% das doenças no mundo sejam causadas pela ingestão de água imprópria para o consumo.

Para ser própria para o consumo humano, a água deve estar com sabor, cor e odor inalterados e não possuir substâncias tóxicas nem micro-organismos patogênicos. Águas com essas características são chamadas de potáveis.

Atualmente está cada vez mais difícil encontrar , sendo noticiados diariamente nos jornais locais que enfrentam racionamento de água. Esse racionamento é resultado, em partes, da poluição e contaminação de rios e lagos que diminuem a quantidade de água de qualidade disponível.

A contaminação e poluição dos rios são problemas graves e necessitam de ações imediatas não só dos governantes, mas de toda a população. Primeiramente devemos nos lembrar sempre de não jogar nenhum material em corpos hídricos, não liberar esgotos em rios e lagos e denunciar sempre que observarmos que lixo e esgoto estão sendo liberados de maneira inadequada no meio ambiente.

É fundamental nos posicionarmos de maneira ecologicamente correta e exigir esforços dos governantes em relação a esse grave problema. Juntos podemos reverter esse triste quadro!

Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha Dos. “Diferença entre água poluída e água contaminada”; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/diferenca-entre-agua-poluida-agua-contaminada.htm>. Acesso em 27 de setembro de 2016.

Ler matéria completa