Células eucariontes

As células eucariontes são aquelas que apresentam um núcleo delimitado por um envoltório nuclear. Nesse tipo celular, o material genético não está espalhado pelo citoplasma, como nas mas, sim, restritos à região do núcleo.

As células eucariontes são mais complexas do que as células procariontes. Uma das principais características é a presença de um delimitado por envoltório nuclear, o qual protege as moléculas de existentes nessa região. É no interior do núcleo que ocorre a duplicação do DNA e a síntese de RNA (transcrição).

No interior do citoplasma da célula eucariótica estão mergulhadas diversas membranosas que apresentam as mais diversas funções. Entre as principais organelas encontradas, podemos citar o retículo endoplasmático, o complexo golgiense, os lisossomos, as mitocôndrias, o peroxissomo, centríolos e cloroplastos (ausente em células animais).

A presença de organelas relacionadas com a síntese de proteínas, é observada tanto em eucariontes como em procariontes. Nos eucariontes, no entanto, essa organela apresenta-se livre no citoplasma ou, então, associada ao retículo endoplasmático, formando o retículo endoplasmático rugoso. Os ribossomos dos organismos eucariontes são maiores e mais complexos do que aqueles que ocorrem em procariontes.

Nas células eucariontes, a cadeia respiratória, uma das etapas da respiração celular, ocorre na membrana interna das É no processo de respiração celular que a célula consegue obter a energia necessária para as suas atividades.

Existe nas células eucariontes ainda a presença de um citoesqueleto, uma espécie de rede formada por vários filamentos proteicos. Por causa dessa característica, essas células são capazes de realizar endocitose e exocitose, dois processos relacionados com o transporte de substâncias. Na endocitose, a célula capta substâncias do meio extracelular para o intracelular e, na exocitose, ocorre o processo inverso. O citoesqueleto garante a movimentação das vesículas com substâncias em seu interior.

As células eucariontes são capazes de realizar dois importantes processos de divisão celular: a e a Na mitose, uma célula diploide dá origem a duas células diploides iguais à célula-mãe e, na meiose, uma célula diploide origina quatro células haploides, ou seja, com metade do número de cromossomos da espécie.

As células eucariontes estão presentes na maioria dos organismos vivos. Todos os fungos, protistas, animais e plantas apresentam esse tipo de organização celular.

A principal diferença entre células procariontes e eucariontes é que nessas últimas observa-se a presença de um núcleo delimitado por um envoltório nuclear. Nas células eucariontes, é possível observar ainda a presença de citoesqueleto, organelas celulares membranosas e processos como endocitose, exocitose, mitose e meiose, os quais não ocorrem em células procariontes.

Ler matéria completa