AIDS, catapora e caxumba

: causada pelo HIV (human immunodeficience vírus), este ataca células do sistema imunitário, principalmente as CD4. Assim, o indivíduo acometido tem como sintomas a presença de ínguas pelo corpo, emagrecimento, febre, sudorese e perda de memória; e está bastante sujeito a outras infecções. Estas, chamadas de doenças oportunistas, é que são as responsáveis pela morte do indivíduo. Como é transmitida pelo contato de mucosas com o sangue, leite, sêmen e fluidos vaginais de portadores da doença; o uso de preservativos, objetos perfurocortantes descartáveis ou esterilizados e drogas antivirais, no caso de gestantes soropositivas, é necessário. Além disso, recém-nascidos, filhos de mães portadoras do vírus da AIDS, não devem ser amamentados por elas.

: o vírus varicela-zóster confere à pessoa acometida sintomas como febre, enjoo, vômito e pequenas bolhas no corpo. Esta doença, de maior incidência em crianças, é transmitida pelo contato com os ferimentos, saliva ou objetos contaminados pelo vírus. Assim, evitar tais situações e não se esquecer da vacinação evitam a contaminação.

: o contato com a saliva contendo o paramyxovirus propicia a infecção. Esta tem como principal sintoma a inflamação de glândulas salivares, provocando inchaço, dor ao deglutir e febre. Pode também acometer testículos, ovários, pâncreas e cérebro. Há vacinação contra este vírus. A vacina tríplice viral, além de prevenir incidências da rubéola e sarampo, evita a infecção pelo paramyxovirus.

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.

Ler matéria completa