Ácidos graxos

Ácidos graxos são substâncias orgânicas encontradas em temperatura ambiente nas fases sólida e líquida e semissólida. Pertencem ao grupo dos , compostos que apresentam a carboxila, carbono ligado a um oxigênio e a uma hidroxila.

De uma forma geral, os ácidos graxos apresentam cadeias carbônicas abertas saturadas (apenas ligações simples) ou insaturadas (uma ou mais ligações pi entre carbonos), nas quais o número de carbonos (R) pode variar entre 4 e 22 átomos.

Como observado na representação geral acima, os ácidos graxos são ácidos monocarboxílicos, ou seja, apresentam apenas um grupo carboxila.

O organismo animal não é capaz de produzir um ácido graxo, assim, eles só podem ser obtidos por meio do consumo de óleos e . Como os óleos e gorduras são triacilgliceróis (ou , formados por três grupos ), os ácidos graxos são utilizados apenas quando as estruturas dos óleos e gorduras são quebradas.

O triglicerídeo tem sua cadeia rompida pela ação da água e calor nos três locais em que o oxigênio realiza uma ligação simples com carbono saturado (indicado pelas setas azuis). Em seguida, cada oxigênio desse recebe um átomo de hidrogênio e o carbono a que ele estava ligado recebe uma hidroxila (OH).

a) Ácidos graxos saturados

São ácidos graxos que apresentam apenas ligações simples entre os carbonos de suas cadeias. Abaixo temos a fórmula estrutural dos principais ácidos graxos saturados:

É também chamado de ácido butanoico, pois apresenta quatro átomos de carbono em sua estrutura.

É também chamado de ácido dodecanoico, pois apresenta doze átomos de carbono em sua estrutura.

É também chamado de ácido hexadecanoico, pois apresenta dezesseis átomos de carbono em sua estrutura.

É também chamado de ácido octadecanoico, pois apresenta dezoito átomos de carbono em sua estrutura.

Esse grupo de ácidos graxos geralmente é utilizado como lubrificante e também na produção de diversos cosméticos.

b) Ácidos graxos insaturados

São ácidos graxos que apresentam uma ou várias ligações pi entre os carbonos de suas estruturas. Eles podem ser divididos em dois grupos:

– Ácidos graxos monoinsaturados

São os ácidos graxos que apresentam apenas uma ligação pi entre os átomos de carbono.

É também chamado de ácido octadec-9,13-dienoico, pois apresenta dezoito átomos de carbono e uma ligação dupla no carbono 9 de sua estrutura.

– Ácidos graxos poli-insaturados

São os ácidos graxos que apresentam duas ou mais ligações pi entre os átomos de carbono. Veja a fórmula estrutural dos principais ácidos graxos poli-insaturados:

É também chamado de ácido octadec-9,13-dienoico, pois apresenta dezoito átomos de carbono e duas ligações duplas (nos carbonos 9 e 13) em sua estrutura.

É também chamado de ácido eicosa-5,8,11,14-tetraenoico, pois apresenta vinte átomos de carbono e quatro ligações duplas (localizadas nos carbonos 5,8,11 e 14) de sua estrutura.

Ler matéria completa