EXERCÍCIOS ECOLOGIA

 

  1. (PUC-SP) O conjunto do ambiente físico e dos organismos que nele vivem é conhecido como:

a) biótopo

b) ecossistema

c) biomassa

d) bioma

e) comunidade

 

  1. (MOGI) Ao conjunto de indivíduos de diferentes espécies habitando determinada área dá-se o nome de:

a) ecossistema

b) comunidade

c) população

d) bioma

e) biosfera

 

  1. O ambiente descrito, com inúmeros animais e vegetais, à beira de um charco de água doce que, durante o dia, sofre flutuações de temperatura, luminosidade, maior ou menor pH e até alterações de salinidade, poderá ser classificado como um exemplo de:

a) biosfera

b) biótipo

c) biomassa

d) ecótone

e) ecossistema

 

  1. Suponha que em um terreno coberto de capim gordura vivem saúvas, gafanhotos, pardais, porquinhos-da-índia e ratos-do-campo. Nesta região estão presentes:

a) cinco populações.

b) seis populações.

c) duas comunidades.

d) seis comunidades.

e) dois ecossistemas.

 

  1. Indivíduos de diversas espécies, que habitam determinada região, constituem:

    a) um bioma.

    b) uma sociedade.

    c) uma população.

    d) uma comunidade.

    e) um ecossistema.

 

  1. (MED. SANTOS) Assinale a alternativa CORRETA:

a) Em Ecologia, a COMUNIDADE inclui grupos de indivíduos de uma mesma espécie de organismos.

b) Em Ecologia, a POPULAÇÃO inclui todos os indivíduos de uma mesma área, pertencentes ou não a várias espécies.

c) Em Ecologia, o ECOSSISTEMA é a porção da terra biologicamente habitada.

d) Em Ecologia, a BIOSFERA é o conjunto formado pela comunidade de indivíduos vivos e o meio ambiente inerente.

e) Nenhuma das anteriores.

 

  1. (CESCEM) São ecossistemas todos os exemplos abaixo, EXCETO:

a) uma astronave.

b) uma lagoa.

c) um pasto.

d) uma colônia de corais.

e) o solo.

 

  1. (Enem – 2012) O menor tamanduá do mundo é solitário e tem hábitos noturnos, passa o dia repousando, geralmente em um emaranhado de cipós, com o corpo curvado de tal maneira que forma uma bola. Quando em atividade, se locomove vagarosamente e emite som semelhante a um assobio. A cada gestação, gera um único filhote. A cria é deixada em uma árvore à noite e é amamentada pela mãe até que tenha idade para procurar alimento. As fêmeas adultas têm territórios grandes e o território de um macho inclui o de várias fêmeas, o que significa que ele tem sempre diversas pretendentes à disposição para namorar!

Ciência Hoje das Crianças, ano 19, n. 174, nov. 2006 (adaptado).

Essa descrição sobre o tamanduá diz respeito ao seu:

a) hábitat.

b) biótopo.

c) nível trófico.

d) nicho ecológico.

e) potencial biótico.

 

  1. (E.M. Santa Casa/Vitória-ES) Qual a afirmativa correta:

a) O local do ecossistema onde vive uma determinada espécie é denominado de hábitat.

b) Populações são conjuntos de indivíduos geneticamente iguais.

c) Clone é um grupo de indivíduos da mesma espécie que vivem no mesmo hábitat.

d) Ecossistema é a palavra empregada para indicar o conjunto de populações de um ambiente.

e) Comunidade é a palavra que indica o conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que habitam uma região.

 

  1. (Unifor-CE) Em um aquário com água do mar foi colocada uma pedra contendo 19 cracas, 4 anêmonas-do-mar, 2 caramujos e 5 talos de algas verdes. Além disso, foram colocados 6 paguros e 3 estrelas-do-mar. Esse aquário contém:

a) uma comunidade e uma população;

b) uma comunidade e seis populações;

c) duas comunidades e uma população;

d) duas comunidades e seis populações;

e) seis comunidades e seis populações.

 

 

  1. (UERJ) Mergulhando em águas costeiras, encontramos em uma rocha algas, cracas, anêmonas, estrelas-do-mar e ouriços-do-mar. As algas produzem seu próprio alimento. As cracas ingerem, com água, seres microscópios que nela vivem. As anêmonas comem pequenos peixes que ficam presos entre seus tentáculos. As estrelas-do-mar prendem seus “braços” os moluscos contra a rocha e sugam o animal de dentro da rocha. Os ouriços do mar raspam a rocha com seus “dentes”, alimentando-se de detritos. Em função do que foi descrito, pode-se afirmar que as algas e os animais citados apresentam diferentes

a) nichos.

b) habitats.

c) mimetismos.

d) competições.

e) biomas.

 

 

  1. (UFRJ) As espécies de capim que crescem nos campos da Austrália podem ser diferentes das que existem na América ou na África, mas todas têm a mesma função: são produtores dos ecossistemas de campo. Nos campos da Austrália vivem cangurus, nos da África há zebras e na América do Norte há bisões. Todos esses animais exercem em seus ecossistemas a função de:

a) consumidores primários

b) consumidores secundários

c) consumidores terciários

d) decompositores

e) parasitas

 

  1. (CESGRANRIO) No ecossistema a seguir esquematizado, estão representados, de 1 a 8, os componentes de uma comunidade biótica. Entre eles encontram-se: produtores, consumidores primários, secundários e consumidores terciários.


No quadro abaixo, assinale a opção que classifica corretamente os componentes do ecossistema:


 

  1. Tendo em vista os conceitos de CADEIA e TEIA alimentar, bem como de POPULAÇÃO e COMUNIDADE, podemos afirmar que:

a) A preá, a cobra e o gavião representam uma população e um exemplo de uma cadeia alimentar.

b) O conjunto de preás da região formam uma população e os

consumidores, entredevorando-se, formam uma teia alimentar.

c) Preás e cobras do charco formam uma população e, para as cobras, as preás são produtoras de alimento.

d) Preás, cobras e gaviões formam uma comunidade; as cobras são consumidores primários e os gaviões consumidores secundários.

e) O conceito de produtor está associado ao fornecimento de alimento e, de consumidor, àqueles que o utilizam.

 

  1. (UBERLÂNDIA) O aproveitamento das algas pelo homem torna-se cada vez mais acentuado. Em certos países asiáticos, as algas já fazem parte da dieta humana. Neste caso o homem comporta-se como:

a) consumidor primário.

b) consumidor secundário.

c) consumidor terciário.

d) produtor.

e) decompositor.

 

  1. (FUVEST) Um dos perigos da utilização de inseticidas clorados é que eles são muito estáveis e permanecem longo tempo nos ecossistemas. Em vista disso, dada a cadeia alimentar capim à inseto à pássaro à cobra à gavião é de esperar que a maior concentração de DDT por quilo de organismo seja encontrada em:

    a) cobra

    b) gavião

    c) pássaro

    d) inseto

     

  2. Com os elementos preá, capim, cobra, fungos e bactérias do solo, observe com atenção o diagrama a seguir. Não descuidando da direção das setas e a sequência numérica, indique a alternativa correta na sucessão de eventos.



     

     

  3. (UFV) Na maioria dos ecossistemas naturais encontramos vários tipos de produtores e de consumidores. A existência de várias opções alimentares interliga as cadeias em uma teia alimentar, como exemplificado abaixo.


Com base na figura e nos conceitos ecológicos, resolva os itens:

a) A qual(is) ordem(ns) de consumidor(es) pertence a cobra.

b) Independentemente da ordem que ocupam, quantos consumidores pertencem a um único nível trófico?

c) Explique como gavião poderia ocupar o nível trófico inferior ao da cobra.

 

  1. (UEL) Considere as seguintes relações tróficas de uma comunidade terrestre:

 

 

 

 

 

 

 

 


 

O papel de consumidor terciário APENAS é desempenhado por:

 

a) corujas.

b) gaviões.

c) corujas e gaviões.

d) sapos e gaviões.

e) camundongos e corujas.

 


 

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