Exercícios sobre Classificação

EXERCÍCIOS SOBRE CLASSIFICAÇÃO

Leia, atentamente, o texto abaixo e responda as questões 1 e 2:

O Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana. Parece que chegou às Américas nos navios que traziam escravos da África. Menor que os mosquitos comuns, o Aedes aegypti é preto com pequenos riscos brancos no dorso, na cabeça e nas pernas. Suas asas são translúcidas e o ruído que produzem é praticamente inaudível ao ser humano. O aedes albopictus é outro transmissor potencial do vírus da dengue. No entanto, não existe comprovação científica de que tenha transmitido a doença. Seu ciclo evolutivo é semelhante ao do Aedes aegypti. Encontrado tanto na zona urbana quanto na rural, alimenta-se de sangue humano ou de qualquer outro animal e é mais resistente ao frio que o Aedes aegypti. Essa capacidade para adaptar-se, torna seu combate mais difícil.

  1. De acordo com as categorias taxonômicas, qual a semelhança presente entre esses dois insetos?

a) ambos possuem o mesmo gênero (aegypti)

b) ambos pertencem à mesma espécie.

c) ambos possuem o mesmo gênero (Aedes)

d) ambos possuem o mesmo reino (Aedes)

  1. Tendo como base as regras de nomenclatura propostas por Lineu, a palavra aedes albopictus está

escrita incorretamente, pois

a) não está destacada do restante do texto

b) a palavra albopictus está escrito com letra minúscula

c) a palavra aedes está iniciando com letra minúscula

d) a palavra aedes deveria estar em itálico e em negrito simultaneamente

  1. No mundo, existem cerca de 4.000 espécies de moscas de fruta, destes cerca de 20 espécies são de importância econômica na natureza constituem pragas quarentenárias. A praga quarentenária é todo organismo de natureza animal e/ou vegetal, que estando presente em outros países ou regiões, mesmo sob controle permanente, constitui ameaça à economia agrícola do país ou região importadora exposta. Tais organismos são geralmente exóticos para esse país ou região e podem ser transportados de um local para outro, auxiliados pelo homem e seus meios de transporte, através do trânsito de plantas, animais ou por frutos e sementes infestadas. Dentre os representantes das moscas de fruta temos:

Anastrepha ludens (mosca-das-frutas mexicana), Anastrepha suspensa (mosca-das-frutas do Caribe), Ceratitis rosa (mosca-das-frutas-de-natal), Daucs cucurbitae (mosca-do-melão), Daucs tryoni (mosca-de-queensland), Toxotripana curvicauda (mosca-do-mamão) e Bactrocera carambolae (mosca-da-carambola).

Considerando os critérios da classificação biológica, no texto são citados :

a) 7 espécies e 6 gêneros

b) 7 espécies e 3 gêneros

c) 5 espécies e 3 gêneros

d) 7 espécies e 5 gêneros

  1. Em cada um dos idiomas existentes, os seres vivos receberam nomes, formando uma coletânea de muitos milhares de denominações, impossíveis de serem conhecidas no mundo todo. Esse fato mostrou a necessidade de se padronizar todos os nomes dos seres vivos de modo que a denominação de qualquer um deles seja entendida em qualquer língua. Após várias tentativas, em 1758, Karl von Linnë, botânico e médico sueco, propôs as regras de uma nomenclatura binominal que serviram de base para o sistema ainda hoje utilizado. Com base nas regras de nomenclatura propostas por Lineu, qual dos nomes científicos abaixo esta escrito corretamente?

a) Ascaris lumbricoides

b) equus caballus

c) AMOEBA PROTEUS

d) Musca DOMESTICA

  1. Numa floresta foram caçados os seguintes animais: Macacos (Alouatta belzebul ululata – guariba – de – mãos – ruivas ou capelão, Alouatta caraya – bugio-preto, bugio-negro ou macaco-guariba e Alouatta guariba – bugio-marrom); Araras (Anodorhynchus hyacinthinus – Arara azul grande e Anodorhynchus leari – Arara azul de Lear) e Cobras (Corallus caninus – cobra papagaio, Boa constrictor – jibóia, Python reticulatus e Python molurus bivittatus).

Considerando os critérios de classificação biológica, no texto são citados :

a) 8 espécies e 6 gêneros

b) 9 espécies e 5 gêneros

c) 7 espécies e 5 gêneros

d) 9 espécies e 4 gêneros

  1. O cruzamento entre a égua, que é da espécie Equus caballus, e o jumento, que é da espécie Equus asinus, gera a mula ou burro. O cruzamento entre os burros e mulas pode gerar descendente? Justifique sua resposta.

  2. (CESGRANRIO) Se reunirmos as famílias Canidae (cães), Ursidae (ursos), Hienidae (hienas) e Felidae (leões), veremos que todos são carnívoros, portanto, pertencem à(ao) mesma(o):

a) espécie

b) ordem

c) subespécie

d) família

e) gênero

  1. (FIUBE) O nome científico do leão é Panthera leo, do gato é Felis domesticus. Os dois animais pertencem a diferentes:

a) filos

b) famílias

c) ordens

d) espécies

e) reinos

  1. (UNIP) A sequência hierárquica das categorias taxonômicas é:

a) filo, classe, ordem, família, gênero;

b) gênero, família, ordem, filo, classe;

c) filo, classe, família, ordem, gênero;

d) classe, filo, gênero, família, ordem;

e) ordem, classe, filo, gênero, família.

  1. O homem e o gorila pertencem à mesma ordem. São primatas. Pertencem também, obrigatoriamente:

a) à mesma espécie;

b) ao mesmo gênero;

c) à mesma espécie e ao mesmo gênero;

d) ao mesmo: reino, filo e classe;

e) ao mesmo reino e à mesma espécie.

Gabarito: 1-C, 2 – C, 3 – d, 4 – A, 5 -B, 6 – Burros e mulas são fruto do relacionamento de espécies diferentes, portanto nascem estéreis e não podem gerar descendentes, 7 – B, 8 – D, 9 – A, 10 – D.

Deixe uma resposta