Exercícios: Alelos Múltiplos – Sistema ABO


EXERCÍCIOS ALELOS MÚLTIPLOS

1.     Explique por que pessoas do grupo AB são receptores dos demais grupos do sistema ABO e por que os que pertencem ao grupo O são considerados doadores.

2.     Há mais de quarenta anos, quando não se conhecia o teste de DNA, o casal 1 foi à justiça argumentado que a criança entregue a eles era, na verdade, do casal 2, que também havia tido uma criança na mesma maternidade e na mesma data. O casal 1, que já tinha outro filho do grupo O, alegava, assim, que as crianças haviam sido trocadas. Para resolver essa questão, o juiz que cuidava do caso solicitou exames de tipagem sanguínea dos dois casais e das duas crianças.  Os resultados foram os seguintes:

CASAL 1

 

CRIANÇA COM O CASAL 1

 

GENÓTIPO

FENÓTIPO

GENÓTIPO

FENÓTIPO

IA_

GRUPO A

GRUPO AB

IB_

GRUPO B

 

CASAL 2

 

CRIANÇA COM O CASAL 2

 

GENÓTIPO

FENÓTIPO

GENÓTIPO

FENÓTIPO

 

GRUPO O

GRUPO O

IA_

GRUPO A

Mediante os resultados e as informações que estão faltando, o casal 1 estaria correto ao desconfiar que as crianças forma trocadas? Se você fosse o juiz, qual decisão tomaria? Justifique sua resposta.

3.     Numa família houve disputa por herança após a morte do home I-1 (I: 1ª geração do heredograma).  As maiores discórdias ocorreram entre as mulheres III-15 e III-17 (filhas do homem II-9) e os demais descendentes da geração II (5 a 7) e da geração III (11 a 14). Estes últimos argumentavam que o homem II-9 não era filho biológico de I-1.  Além disso, os herdeiros queriam excluir da herança a mulher II-8. Diante desses fatos, responda às seguintes questões, justificando suas respostas.

genetica
a)     O argumento de que as filhas do homem II-9 não eram descendentes biológicas do homem I-1 era geneticamente correto? Justifique.
b)    A mulher II-8 era filha biológica do homem I-1 ou do I-3? Justifique.

Deixe uma resposta