Exercícios Resolvidos: Alelos Múltiplos ou Polialelia

01.  (Cesgranrio-RJ) Em coelhos, conhecem-se aIelos para a cor do pêlo: C (selvagem), cch (chinchila), ch (Himalaia) e ca (albino). A ordem de dominância de um gene sobre outro ou outros é a mesma em que foram citados. Cruzando-se dois coelhos varias vezes, foram obtidas varias ninhadas. Ao final de alguns anos, a soma dos descendentes deu 101 coelhos himalaias e 99 coelhos albinos. Quais os genótipos dos coelhos cruzantes?

101 coelhos himalaias e 99 albinos à proporção 1:1

Para descobrir os coelhos cruzantes (pais), colocaremos os genótipos dos filhos no quadro de Punnet

Ch_ caca
Ch_ caca

Sabemos que cada filho possui um alelo do pai e outro da mãe.

ca ca
Ch Ch_ Ch_
ca caca caca

Genótipos dos cruzantes: Chca x caca

02.  (Fuvest-SP) No coelho há uma série de quatro alelos que determinam a cor da pelagem. Quantos desses alelos devem estar presentes em cada coelho? Explique.

A cor da pelagem é determinada por um par de alelos, portanto devem estar presentes 2 alelos para a definição da pelagem.

 

03.  (EFOA-MG) A cor do pelo em coelhos depende de uma serie de alelos múltiplos: C, Cch, Ch, e ca, responsáveis, respectivamente, pelas pelagens selvagem (aguti), chinchila, himalaia e albina. A relação de dominância entre eles é C > Cch > Ch >ca. Um criador colocou uma fêmea himalaia e dois machos chinchilas, de genótipos diferentes, em uma mesma gaiola. Depois de um certo tempo, nasceram 8 coelhinhos, sendo 4 chinchilas, 2 himalaias e 2 albinos. Com base nesses dados, responda:

a)    Qual o genótipo da fêmea himalaia e do macho chinchila que a fertilizou?

Colocamos no quadro de Punnet os filhotes na proporção 2:1:1

Cch_ Ch_
Cch_ caca

Sabendo-se que cada filhote recebe um alelo do pai e outro da mãe, completamos o quadro.

  Ch ca
Cch Cch_ Cch_
ca Ch_ caca

 

O genótipo da fêmea é Chca, e o genótipo do macho é Cchca.

 

b)    Qual o resultado fenotípico esperado se a mesma fêmea himalaia cruzar com outro macho chinchila e nascerem outros 8 coelhinhos?

O problema nos fala que o genótipo dos dois coelhos machos chinchilas são diferentes, portanto se o primeiro macho tem o genótipo Cchca, o outro pode ser CchCh e/ou CchCch

Cruzamento da fêmea himalaia com o macho chinchila (CchCh):

Chca x CchCh

ChCch ChCh Cchca Chca        –>  50% chinchila e 50% himalaio

Cruzamento da fêmea himalaia com o macho chinchila (CchCch):

Chca x CchCch

ChCch ChCch caCch caCch     –>  100% chinchila

04. (Ufal) A cor da pelagem em determinada raça de cães é determinada por uma série de alelos múltiplos: o alelo A determina cor preta, o alelo am, cor marrom e o alelo a, cor branca. A relação de dominância entre os alelos é a seguinte: A > am > a. Indique os possíveis genótipos e respectivos fenótipos.

Fenótipos

Genótipos

Preta AA, Aam, Aa
Marrom amam, ama
Branca aa

 

2 pensamentos em “Exercícios Resolvidos: Alelos Múltiplos ou Polialelia”

  1. A correção da questão 3 está errada. ao fazer com meus alunos fui questionado no item b, se o coelho tivesse genótipo Cch Cch, o que também é possível pelo enunciado. Então haveria duas possibilidades. 100% chinchilas, e a outra que é dada na resposta. Parabéns pelo site.

Deixe uma resposta