Exercícios: Alimentação

Segue abaixo uma tabela com 4 tipos de alimentos.

Para cada um deles há a informação do valor energético em kcal (quilocalorias), e o tempo médio para gastar esta energia nas diferentes situações.

calorias

 

Analisando as informações dos 4 alimentos acima, responda:

 

01 – Qual dos alimentos mostrados fornece mais energia?

02 – Qual dos alimentos mostrados fornece menos energia?

03 – Se uma pessoa tomar dois sorvetes, quanto tempo em repouso ela levará para gastar a energia que eles fornecem? E se estiver pedalando?

04 – Se uma pessoa comer três maçãs, ela consegue energia para nadar quanto tempo? E para caminhar?

05 – O que fornece mais energia: um hambúrguer com queijo ou quatro maçãs?

06 – Realizando uma mesma atividade leva-se mais tempo para gastar a energia de três fatias de pizza ou de dois sorvetes?

07 – Qual dos alimentos mostrados pode engordar mais facilmente uma pessoa?

08 – Admitindo que uma pessoa vá correr por 34 minutos e que a energia necessária para isso seja obtida exclusivamente por meio de ingestão de sorvete, quantos sorvetes iguais ao mostrado no esquema ela deve ingerir?

Observações:

A energia dos alimentos serve para garantir o funcionamento das células do nosso corpo. Essa energia permite a execução de tarefas vitais — bombear o sangue, realizar a respiração pulmonar, produzir e excretar a urina etc. — e também de atividades mentais e físicas. As atividades físicas mais intensas gastam mais energia do que as me­nos intensas.

Se a pessoa ingere alimentos que fornecem mais energia do que ela gasta, o corpo não descarta esse excesso de alimento. Ao contrário, ele usa a energia excedente para produzir gordura e a armazena. Trata-se de uma adaptação que permite aos animais guardar, sob a forma de lipídio, energia para uma época em que possa faltar alimento.

Deixe uma resposta