Nova espécie bizarra de peixe possui órgãos reprodutivos e ânus localizados em sua cabeça

Uma nova espécie de peixe com uma característica bastante singular foi descoberta em Mekong Delta, Vietnã.


Chamado de Phallostethus cuulong, ele possui apenas 2 centímetros de comprimento e é parte de um grupo pouco conhecido de peixes, onde os machos têm seus órgãos reprodutivos localizados no queixo, uma característica extremamente incomum.

A nova espécie é apenas uma das 22 conhecidas com esta característica. Todos pertencem a uma família chamada Phallostethidae e vivem no sudeste da Ásia.

Pesquisadores dizem que estão sem entender por que o peixe tem seus órgãos sexuais localizados na cabeça: “Nós não sabemos por que este peixe evoluiu em um arranjo tão peculiar”, disse Lynne Parenti, da Smithsonian Institution nos EUA, de acordo com o DailyMail.

Não são apenas os órgãos genitais que ficam ligados à cabeça, mas também o ânus. “Suas entranhas realizam um retorno para alcançá-lo. Não há nada de muito importante ocorrendo na parte traseira do peixe”, comentou Parenti.

Ele observou o peixe nadando sozinho em um canal perto do rio Mekong no Vietnã e conseguiu capturá-lo em uma rede. O pesquisador só conseguiu identificá-lo como uma nova espécie através de trabalhos com cientistas da Universidade Can Tho, no Vietnã.

Fonte: <http://jornalciencia.com/meio-ambiente/animais/2040-nova-especie-bizarra-de-peixe-possui-orgaos-reprodutivos-e-anus-localizados-em-sua-cabeca>

Deixe uma resposta