Conheça a estranha Enguia Pelicano

Este peixe de águas profundas é raramente avistado por humanos, mas pode ser encontrada ocasionalmente em redes de pesca.

Seu nome? Pelecanoides eurypharynx. Esse é o único exemplar conhecido do gênero Eurypharynx.

Por sua aparência estranha, é chamada também de enguia boca de guarda-chuva. Isso porque sua boca possui um tamanho descomunal, muito maior do que seu corpo. Sua articulação mandibular é extremamente primitiva, conseguindo engolir peixes muito maiores que seu tamanho total.

A parte inferior da mandíbula possui aspecto de um pelicano, fato este que deu origem ao seu nome. Os estudo mostraram que seu estômago é extremamente elástico, podendo acomodar grandes peixes, embora as análises revelaram que suas refeições preferidas são pequenos crustáceos.

Seu rabo é parecido com um chicote e o animal usa este sistema para movimentação suave nas profundezas oceânicas. A ponta da cauda é dotada de pequenos tentáculos com bioluminescência, emitindo flashes de cor rosa ou vermelha.

Geralmente seu tamanho não ultrapassa 1 metro e é possível encontrá-la no Atlântico Norte em uma profundidade de 3.000 metros.

Fonte: <http://jornalciencia.com/meio-ambiente/animais/2056-pelecanoides-eurypharynx>

Deixe uma resposta