Ingerir gordura em horários fixos ajuda a evitar ganhar peso

Uma equipe de investigadores israelitas, da Universidade Hebraica de Jerusalém, defende que uma dieta rica em gordura, em horários controlados, pode mesmo evitar a ganhar peso. O estudo, publicado no jornal da Federation of American Societies for Experimental Biology(Faseb), refere que comer sempre à mesma hora regula o relógio biológico e reduz os efeitos da gordura, utilizando-a para produzir energia.

Segundo o líder do estudo, Oren Froy, “aperfeiçoar o metabolismo determinando um horário fixo dedicado às refeições, sem limitar a ementa diária, pode prevenir a obesidade nos seres humanos”.

Os cientistas quiseram saber o efeito de combinar alimentos com alto teor de gordura, mas mantendo um controlo rígido sobre o horário e a duração das refeições e para a investigação, alimentaram quatro grupos de ratos de laboratório de forma muito ou pouco gordurosa, durante 18 semanas.O grupo de controlo tinha um rico em gordura, sempre à mesma hora e durante o mesmo período de tempo todos os dias. Os outros animais foram divididos em grupos que comiam pouca gordura em horários fixos, pouca gordura sem horário determinado (na quantidade e frequência que escolhessem) e muita gordura sem terem uma hora previamente agendada.

Devemos comer em horários controlados para não engordarOs resultados mostraram que os quatro grupos engordaram, mas o peso foi superior naqueles que não mantiveram um horário fixo para realizar as suas refeições, mesmo tendo ingerido menos gordura do que os outros e verificaram ainda que o grupo de controlo desenvolveu a capacidade de utilizar a gordura para produzir energia nos períodos entre as refeições.

Deixe uma resposta